No último dia no Cairo, o Presidente da República, João Lourenço, visitou o Grande Museu do Egipto, uma verdadeira síntese da História de uma das mais antigas civilizações do Mundo.
Durante mais de uma hora, em companhia da Primeira Dama da República, o Chefe de Estado visitou exposições valiosas que datam de há mais de 3000 anos antes de Cristo, resumidas em três temas: sociedade, reinado e crenças.
Durante o percurso por entre estátuas de reis de 16 dinastias, objectos funerários, tesouros de reinos e ferramentas de trabalho de uma sociedade dinâmica com registos de invenções muito além da época, João Lourenço e esposa receberam explicações e colocaram questões aos guias para mais detalhes.
Histórias de pioneirismo, como a da invenção da escrita há 3000 anos antes de Cristo; de conquistas, com o império a expandir-se para Europa e Ásia; de fracasso, com invasões de impérios grego e romano, e de interacção com outras civilizações, mobilizam milhares de visitantes para o Grande Museu do Egipto, o maior do mundo, na cidade de Guizah.