• Presidente da AIA defende maior protecção das florestas


    O Presidente da Associação das Indústrias de Angola (AIA) defendeu terça-feira, em Luanda, que a gestão das florestas naturais deve ser tutelada pelo Ministério do Ambiente e não da Agricultura, que tem a função de produção.
    José Severino proferiu essas palavras por ocasião da abertura do seminário sobre "Clima e Carbono”, que tem como objectivo abordar questões ligadas à melhoria e conservação do clima e às alterações climáticas, em particular no continente africano.
    Segundo o responsável, há ainda algumas arbitrariedades cometidas na gestão desse ecossistema, com isso, disse, esperar-se que a actual lei, que combate os crimes contra o património, dê abertura à Justiça para que actue aos palmos da regra.
    Sublinhou que a defesa das floretas precisa de ter recursos financeiros e que a conservação do ambiente não pode continuar a ser vista como "coisa secundária”, que não precisa de ser defendida com vivacidade e, "por mais que se tome decisões é necessário haver um punho forte sobre aqueles que infringem contra o ambiente”.
    "Nós enquanto empresários do sector da Agricultura, muitas vezes, também somos "inimigos” da própria natureza, porque desmatamos as florestas e o sector tem uma certa dificuldade em impor ordem e, como isso, vemos surgir muitos problemas de erosão e a exploração juntos aos cursos de água”, lamentou.
    Saiba mais:
    https://www.jornaldeangola.ao/.../presidente-da-aia.../