O Presidente da República, João Lourenço, apelou, terça-feira, aos novos embaixadores de Angola em Espanha, Rwanda, Marrocos e Zimbabwe para elevarem ao mais alto nível as relações entre esses países e Angola.
O Chefe de Estado, que falava na cerimónia de tomada de posse dos diplomatas recentemente nomeados, sublinhou que estes têm a missão de atrair investimento estrangeiro para Angola e promover o turismo, reforçando a imagem do país no cenário internacional. “Devem também fortalecer os laços de amizade e cooperação económica de forma mais ampla”, ressaltou.
João Lourenço esclareceu que o processo de renovação da diplomacia continuará à medida que forem recebidos os “agreements” concedidos pelos países acreditadores. “Os embaixadores não devem permanecer tempo excessivo nas missões em que estão acreditados. Todos os países realizam regularmente essa rotação, e Angola não pode ser diferente”, salientou o Presidente da República.
Numa cerimónia testemunhada pela Vice-Presidente da República, ministros de Estado e ministros, secretários do Presidente da República e pelo governador de Luanda, o Presidente João Lourenço conferiu posse aos novos chefes de Missões Diplomáticas de Angola em Espanha, nomeadamente Balbina Malheiros da Silva, antes embaixadora extraordinária e plenipotenciária da República de Angola na República Federal da Alemanha. Para representar Angola no Rwanda foi indicado o embaixador Alfredo Dombe, que até à semana passada estava à frente da Missão Diplomática do país no Reino de Espanha.
Em Harare (Zimbabwe), foi nomeado Baltazar Diogo Cristóvão, que antes deste ciclo de rotação decidido pelo Presidente da República ocupava o posto de embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola no Reino de Marrocos.
Por último, José Filipe foi empossado para cumprir missão em Rabat como embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Angola no Reino de Marrocos. O posto anterior do diplomata José Filipe era na cidade de Budapeste...
-
Presidente da República orienta diplomatas a promoverem o turismo