Sua Excelência Samia Suluhu Hassan, Presidente da República Unida da Tanzânia, chegou na tarde desta segunda-feira, 07 de Abril, a Luanda, para uma Visita de Estado de 72 horas a República de Angola, a convite do seu homólogo angolano, Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola.
À sua chegada, no Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, a Chefe de Estado da Tanzânia foi recebida por Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores da República de Angola.
Integraram o comité de recepção Suas Excelências Mahmoud Thabit Kombo, Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação da África Oriental da Tanzânia; Jorge Miguêns Augusto, Vice-Governador da Província de Luanda para o Sector Económico; o Embaixador Jorge Cardoso, Director para África, Médio Oriente e Organizações Regionais do MIREX; o Embaixador de Angola na Tanzânia, Sandro de Oliveira; e o Embaixador da Tanzânia acreditado em Angola, Tenente-General Mathew Edward Mkingule.
As relações entre Angola e a Tanzânia têm-se fortalecido significativamente nos últimos anos, o que tem reflectido o compromisso mútuo em aprofundar a cooperação bilateral em diversos domínios.
Durante a 42ª Sessão Ordinária do Conselho Executivo da União Africana, realizada no dia 16 de Fevereiro de 2023, em Addis Abeba, Angola e a Tanzânia assinaram dois instrumentos jurídicos: um Memorando de Entendimento para a criação de uma Comissão Bilateral e outro sobre Cooperação entre a Academia Diplomática “Venâncio de Moura” e o Centro de Relações Exteriores da Tanzânia.
Estes acordos visam promover e alargar a cooperação económica, social, científica, técnica e cultural entre os dois países.
Posteriormente, em Janeiro de 2024, durante a segunda Sessão da Comissão Mista Bilateral em Zanzibar, Angola e a Tanzânia assinaram quatro (4) novos Memorandos de Entendimento.
Os documentos abrangem as áreas de Petróleo e Gás, Isenção de Vistos, Saúde e formalizam os entendimentos da 2ª Sessão da Comissão Mista Bilateral.
O Memorando no domínio do Petróleo e Gás estabelece um quadro para incentivar a cooperação mútua, partilha de conhecimentos e reforço da capacidade técnica dos quadros nacionais.
Já o Acordo sobre Isenção de Vistos facilita as viagens de cidadãos de ambos os países portadores de passaportes diplomáticos, de serviço e ordinários.
Na área da Saúde, o memorando prevê o reforço da cooperação em formação de recursos humanos, intercâmbio de conhecimentos especializados e promoção da investigação em saúde pública.
Além disso, em Março de 2024, o Southern African Power Pool (SAPP) e a Climate Fund Managers lançaram o Fundo de Financiamento de Infraestruturas de Transmissão Regional (RTIFF), orçado em 1,3 mil milhões de dólares.
Este fundo visa construir linhas de transmissão de alta voltagem no sul de África, incluindo projectos prioritários como a ligação entre a Tanzânia e a Zâmbia, o que poderá beneficiar indirectamente as interconexões energéticas na região.
Muito recentemente, em Dezembro de 2024, realizou-se em Benguela, uma cimeira com a participação dos presidentes de Angola, Estados Unidos da América, República Democrática do Congo, Zâmbia e o vice-presidente da Tanzânia.
O encontro focou-se no Corredor do Lobito, uma plataforma logística projectada para ligar, por caminho de ferro, a costa atlântica angolana ao oceano Índico, com vista impulsionar o comércio intra-africano e o desenvolvimento económico regional.