• Presidente João Lourenço consternado com morte de Sam Nujoma


    O Chefe de Estado, João Lourenço, endereçou, este domingo, uma mensagem de condolências ao seu homólogo namibiano, Nangolo Mbumba, pela morte ontem do Pai da Nação namibiana, Sam Nujoma.
    Eis o teor da mensagem:
    “Foi com profunda consternação que tomámos conhecimento da morte de Sua Excelência Samuel Shafiishuna Daniel Nujoma “Sam Nujoma”, antigo Presidente da República da Namíbia, ocorrida ontem, 08 de Fevereiro de 2025.
    Perante este infausto acontecimento, quero em nome do Executivo angolano e no meu próprio, apresentar a Vossa Excelência e ao Povo namibiano, as nossas mais sentidas condolências pelo passamento físico de tão importante personalidade, ciente do vazio irreparável que deixará no Vosso País, para o qual colocou todas as suas energias e experiência na edificação de uma nação forte, democrática e com bases sólidas no caminho do progresso, da prosperidade e bem-estar do povo namibiano.
    A sua experiência, conhecimentos e sagacidade foram fundamentais para que ao nível da SADC, se impulsionassem as iniciativas que ajudaram a dinamizar a instituição e a reforçar o seu papel catalisador da integração regional e do desenvolvimento da zona austral do continente.
    Peço a Vossa Excelência que estenda os meus sentimentos de pesar à família enlutada, aos amigos do malogrado e ao povo namibiano.
    Nesta hora de dor e luto para a Vossa nação, queira aceitar, Excelência, a expressão dos meus sentimentos de solidariedade.