Sessenta e sete mil tartarugas foram devolvidas ao mar, em 2024, através do Projecto Cambéu, na cidade do Lobito, província de Benguela, informou, segunda-feira, a coordenadora-geral.
Sónia Ferreira falava durante a cerimónia que marcou a devolução de 170 tartarugas bebés ao mar, tendo acrescentado, ainda, que mais de 300 tartarugas mães foram avistadas e protegidas ao longo deste período.
O projecto, segundo a responsável, existe desde o mês de Julho de 2017 e visa a protecção e conservação das tartarugas marinhas, sobretudo nas praias da Restinga e do Compão, no Lobito. “Neste ano, ainda não desenvolvemos actividades na área do Compão por causa das dificuldades financeiras”, disse.
A pretensão, disse, é estender o projecto, na próxima temporada, para as praias Bebé, Morena (Benguela) e gradualmente fazer progredir para outras zonas, com destaque para o Egipto Praia, Casseque e Baía Farta.
Diariamente, disse, mais de 100 tartarugas são devolvidas ao mar, dependendo do número de ninhos. “A meta é atingir até ao próximo mês de Março entre quatro e cinco mil tartarugas a serem postas no mar nesta temporada, que está a ser desenvolvida desde Novembro do ano passado”, disse.
Apoios
A directora provincial do Ambiente em Benguela, Marisa Kinzimba, garantiu a criação das condições necessárias para que o Projecto Cambéu continue a ser desenvolvido na região, permitindo a protecção de milhares de tartarugas.
A responsável reconheceu o trabalho abnegado desenvolvido pelos profissionais dos projectos Cambéu e o Kitabanga, dedicados à protecção das tartarugas marinhas em Benguela, que apesar de serem de iniciativa privada, são de grande interesse do Governo e das comunidades.
A directora provincial do Ambiente de Benguela apelou à população em geral no sentido de juntarem-se à iniciativa, de modo a reforçar as acções de patrulhamento para impedir que as pessoas continuem a caçar os ovos das tartarugas.
No dia 31 deste mês, disse, celebra-se o Dia Nacional do Ambiente, uma data importante para a reflexão sobre a protecção e conservação da biodiversidade a nível nacional.