• Projecto da Sonangol capacita jovens para o mercado de trabalho


    O empreendedorísmo juvenil vai ser impulsionado nas províncias do Zaire e Huambo com o lançamento, em simultâneo, do projecto Sonajovem 5.0, “Ideias que transformam”, uma iniciativa da empresa petrolífera angolana Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol).

    O programa visa munir os jovens de capacidades técnicas, competências comportamentais e liderança, para que estejam preparados para o mercado de trabalho ou ao auto-emprego.

    No Huambo, o acto de divulgação do programa decorreu no Centro Cultural Manuel Rui e contou com a participação massiva de jovens empreendedores vindos dos 17 municípios da província.

    O coordenador do programa, Edson Pongolola, explicou que o “Sonajovem 5.0” está a ser desenvolvido no âmbito dos festejos dos 50 anos da Independência Nacional e da existência da Sonangol.

    O responsável informou que podem candidatar-se ao programa jovens angolanos com iniciativas que estejam viradas para os sectores das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Agro-pecuária, Comunicação, Prestação de Serviços, Energias Renováveis, Minerais, Petróleo, Economia Curricular, entre outras áreas.

    A iniciativa, informou, não visa conceder financiamento, mas preparar os jovens seleccionados e apoiá-los com ideias empreendedoras.

    Candidaturas

    Edson Pongolola avançou que as candidaturas podem ser apresentadas a partir do portal w.w.w.sonajovem.co.ao, por jovens dos 18 aos 40 anos, incluindo aqueles angolanos que vivem no estrangeiro.

    Em declaração ao Jornal de Angola, o director do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico Integrado, António Ndalo, destacou que o programa “Sonajovem 5.0, sob responsabilidade da maior empresa petrolífera do país, simboliza a capacidade da Sonangol de se adaptar às exigências dos tempos actuais, demonstrando a confiança e o potencial transformador da juventude angolana, como força motriz para inovação e o progresso.

    Zaire

    No município do Soyo, o lançamento do programa contou com a presença de representantes das diversas instituições públicas e privadas.

    De acordo com o analista do projecto Rodrigo Pereira, a nível nacional já foram efectuadas cerca de oito mil candidaturas, das quais 21 da província do Zaire.

    A acção, continuou, compreende cinco fases, nomeadamente a inscrição, triagem, incubação e a selecção final, em que serão escolhidas 50 startups que vão ser acompanhadas pela Sonangol por um período de 12 meses.

    O objectivo, adiantou o analista do projecto, é também promover, orientar e educar os jovens para que estejam preparados para dominar as ferramentas de trabalho e o sucesso nos negócios. Rodrigo Pereira avançou que o projecto vai ser implementado em todas as províncias, de acordo com as políticas do Plano de Desenvolvimento Nacional (PND).

    Por sua vez, o administrador-adjunto do Soyo para a Área Técnica, Adelino Nkai, disse que o projecto vai oferecer maior oportunidade aos jovens empreendedores nos mais variados sectores da vida económica e social.