Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores, recebeu, na tarde desta quarta-feira, 23 de Abril, em Luanda, Sua Excelência Embaixador Gilberto da Piedade Veríssimo, Presidente da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).
O encontro realizou-se na sede do MIREX e teve como ponto central a proposta da próxima Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CEEAC, prevista para o final do mês de Maio, na cidade de Malabo, capital da Guiné Equatorial.
Durante o encontro, os dois interlocutores debruçaram-se sobre questões ligadas à segurança marítima na sub-região, sobretudo na Zona A, que compreende, Angola, República do Congo, República Democrática do Congo, Burundi, Ruanda e a República Centro-Africana.
O Presidente da Comissão da CEEAC informou ainda ao chefe da diplomacia angolana sobre o processo em curso de transição na estrutura da organização, tendo anunciado a abertura de candidaturas para várias posições de liderança, no âmbito do fim do mandato da actual equipa comissarial.
Dentre as vagas disponíveis figuram a de Vice-Presidente da Comissão para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança; Comissário para os Assuntos Monetários e Mercados Comuns; Comissário para o Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural; e Comissário para a Promoção do Desenvolvimento Humano e Social.
A Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) é uma organização regional criada em 1983, com sede em Libreville, Gabão.
Tornou-se operacional em 1985, a fim de promover a cooperação e o desenvolvimento auto-sustentável na região, visando a estabilidade económica e a melhoria da qualidade de vida dos seus povos.
A CEEAC tem como missão promover a integração económica e social dos seus Estados-membros, através da criação de um mercado comum centro-africano.
Os objectivos congregam: o Estabelecimento de uma união aduaneira e uma moeda comum; a Promoção do livre comércio e circulação de pessoas; o Desenvolvimento de infraestruturas regionais, como transportes e comunicações; e o Cooperação em áreas como agricultura, energia, educação e segurança.
A CEEAC é composta por 11 países: Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, República do Congo, República Democrática do Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Ruanda e São Tomé e Príncipe.
Angola é membro de pleno direito da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) desde 1999.