• SEMANA DO DESENVOLVIMENTO LOCAL CONSOLIDA NOVA IDENTIDADE DOS MUNICÍPIOS


    A primeira edição da Semana do Desenvolvimento Local, programada para ocorrer de 4 a 10 de Agosto na província de Benguela, foi apresentada nesta segunda-feira, 19, como uma iniciativa estratégica para fortalecer a identidade social, política e económica dos municípios.

    O evento, organizado pelo Ministério da Administração do Território, visa destacar os avanços na governação local, promover a desconcentração administrativa e reforçar o papel dos municípios no desenvolvimento do país.

    Durante o lançamento oficial em Malanje, que contou com a presença do Secretário de Estado para as Autarquias Locais, Fernando da Paixão Manuel, e dos vice-governadores das províncias da Lunda-Norte, Lunda- Sul, Moxico e Moxico Leste, enfatizou que a iniciativa reflecte o compromisso do Governo com a construção de uma Angola mais coesa e próxima dos cidadãos.

    "Esta semana não é apenas simbólica. É um marco para consolidarmos os progressos alcançados nos municípios, alinhando às prioridades nacionais de desenvolvimento económico, social e cultural, afirmou.

    Fernando da Paixão Manuel referiu que a Semana do Desenvolvimento Local tem como objectivos, valorizar os avanços da governação local, acelerar a desconcentração administrativa e fortalecer a autonomia dos municípios na promoção de soluções adaptadas às realidades regionais.

    Por sua vez o Vice-governador para o Sector Político, Económico e Social, Franco Mufinda, reforçou que o evento servirá como mola propulsora para o progresso integrado, respeitando as diferenças culturais e sociais de cada região.

    A Semana do Desenvolvimento Local surge no âmbito das reformas de descentralização em Angola, que buscam ampliar a participação das comunidades na gestão pública.

    DE MÃOS DADAS, MALANJE QUE SONHAMOS É POSSÍVEL