O recente acto de violência que ocorreu na região indiana de Caxemira e que mereceu pronta reacção do Governo angolano, na pessoa do Presidente da República, João Lourenço, foi várias vezes recordado em Nova Delhi, na jornada que hoje se viveu no Palácio do Primeiro Ministro Narendra Modi, no âmbito da visita de Estado em curso.
As Autoridades indianas, nomeadamente o seu Chefe de Governo, agradeceu vivamente, e em mais do que uma ocasião, o facto de Angola se ter juntado à dor do povo indiano nesta ocorrência.
Recordamos aqui a mensagem de condolências oportunamente enviada pelo Presidente da República, João Lourenço, ao Primeiro Ministro Narendra Modi:
“ REPÚBLICA DE ANGOLA
Presidente da República
Luanda, 25 de Abril de 2025
Excelência,
Tenho a honra de manifestar a Vossa Excelência a minha profunda consternação pela ocorrência que teve lugar no passado dia 22 de Abril, na região da Caxemira, de que resultou vários mortos e feridos.
Perante este trágico acontecimento, endereço a Vossa Excelência, e por seu intermédio ao povo indiano e aos familiares das vítimas, em nome do Governo angolano e no meu próprio, as nossas sentidas condolências, com a esperança de que saberão superar com serenidade este momento difícil.
Queria aceitar, Excelência, os nossos mais vivos sentimentos de amizade e de solidariedade.
JOÃO MANUEL GONÇALVES LOURENÇO
PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA “.