O ministro das Relações Exteriores, Téte António, reuniu-se na tarde desta quarta-feira, em Luanda, com uma delegação da Agência de Desenvolvimento da União Africana – Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (AUDA-NEPAD), chefiada pela directora executiva, Nardos Bekele-Thomas.
No encontro, as entidades debruçarem-se sobre o fortalecimento da cooperação entre Angola e a AUDA-NEPAD, com foco na implementação da Agenda 2063 e nas medidas concretas para a operacionalização do Fundo de Desenvolvimento da União Africana (FDUA), refere o comunicado de imprensa do MIREX.
O referido Fundo, destaca a nota, é um instrumento transformador concebido para fortalecer a soberania financeira de África e apoiar a execução acelerada dos objectivos de desenvolvimento do continente.
Nardos Bekele-Thomas destacou o papel do FDUA como um mecanismo inovador para mobilizar recursos financeiros internos e externos, à fim de reduzir a dependência de financiamento estrangeiro e promover a autossuficiência económica de África.
Por sua vez, o titular da pasta da diplomacia angolana realçou a necessidade de acelerar a operacionalização do fundo através de mecanismos que assegurem a sua sustentabilidade financeira.
Angola, na qualidade de país que acolhe o Presidente da União Africana, João Lourenço, comprometeu-se a liderar esforços para sensibilizar outros Estados-membros sobre a adesão ao FDUA.