O Presidente da Guiné-Equatorial, Teodoro Obiang, considerou, este domingo, em Malabo, "inaceitável" que apesar das terras férteis, água abundante, uma população jovem e trabalhadora, África dependa de importações para satisfazer as necessidades alimentares.
"Esta vulnerabilidade nos expõe a uma crise interna e põe em risco a estabilidade das nossas economias", disse o estadista, ao discursar na abertura da 7.ª da Reunião de Coordenação das Comunidades Económicas e os Mecanismos Regionais.
Para Teodoro Obiang, África deve redobrar os esforços para acelerar a produção local, modernizar a agricultura e avançar decididamente para a implementação da Zona de Livre Comércio Continental Africana".
Angola preside a reunião
Esta 7.ª Reunião de Coordenação das Comunidades Económicas e os Mecanismos Regionais está a ser orientada pelo Presidente da República de Angola e da União Africana, João Lourenço.
A reunião vai avaliar o estado de andamento das acções e projectos que as diferentes Comunidades Económicas e Mecanismos Regionais implementam, no quadro mais geral do processo de integração do continente.
A Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, acompanha o Chefe de Estado nesta missão de trabalho.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, íntegra, também, a delegação presidencial.