• Terceira aeronave Airbus A220-300 adquirida pela TAAG chega ao país


    A TAAG Linhas Aéreas de Angola anunciou, segunda-feira, a chegada da sua terceira aeronave Airbus A220-300.

    O mais recente equipamento da frota, denominado D2-TAI, que recebeu o nome tradicional de «Curoca», aterrou, ontem, no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), em Icolo e Bengo, proveniente de Montreal,Canadá, com escala técnica em Faro, Portugal.

    Um comunicado refere que a chegada da terceira aeronave do modelo Airbus A220-300 atesta o compromisso da TAAG com a modernização, reforço da conectividade regional e consolidação da sua estratégia de frota multimarca.

    Com a adicção desta aeronave, a Companhia irá reforçar a sua capacidade operacional e disponibilidade de serviços, proporcionando aos clientes e passageiros uma experiência a bordo marcada pelo conforto e comodidade.

    O Airbus A220-300 é reconhecido pela sua versatilidade, eficiência de combustível, reduzida pegada de carbono e um interior moderno, que inclui cabines mais espaçosas e tecnologia incorporada.

    A configuração do Airbus A220-300 da TAAG tem como capacidade total 137 passageiros (12 em classe executiva, 35 em classe premium economic e 90 em classe económica).

    “Estamos a consolidar a TAAG numa nova era marcada pelo foco no cliente, eficiência operacional e conectividade. A incorporação do terceiro Airbus A220-300 representa mais um passo firme, rumo a construção de uma Companhia aérea moderna, competitiva e orientada para reforçar ligações em mercados estratégicos africanos”, afirmou Nelson Rodrigues de Oliveira, Presidente da Comissão Executiva da TAAG.

    Actualmente, o Airbus A220-300 tem servido múltiplos destinos TAAG no continente africano, nomeadamente Windhoek, na Namíbia, Joanesburgo e Cidade do Cabo, na África do Sul, e a lusofonia, especificamente, Maputo, em Moçambique, e São Tomé, São Tomé e Príncipe.

    A chegada desta aeronave é parte integrante do Plano Estratégico 2024-2029 da TAAG e visa optimizar as operações, melhorar a rentabilidade do negócio e solidificar a posição da Com- panhia como um player de referência em África.

    Voos internacionais no AIAAN iniciam em Setembro

    Os vôos internacionais operados pela TAAG Linhas Aéreas de Angola vão passar a acontecer no Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto (AIAAN), no Bom Jesus, Icolo e Bengo, a partir de 15 de Setembro próximo.

    De acordo com uma nota enviada ao JA Online, este “é o culminar de um processo de transição gradual do serviço de transporte comercial de passageiros da TAAG para o AIAAN, iniciado em Novembro de 2024”, agora, “esta nova infra-estrutura aeroportuária vai receber os voos internacionais de maior tráfego, nomeadamente, Lisboa, São Paulo, Joanesburgo, Cidade do Cabo, Lagos, Windhoek, São Tomé e Maputo, que se juntam aos destinos domésticos e regionais de Brazzaville e Kinshasa, já baseados no Novo Aeroporto”.

    O novo espaço possui instalações modernas e capacidade expandida, pois está “preparado para acolher um volume crescente de tráfego aéreo, oferecendo aos utentes e passageiros maior conforto, eficiência dos processos de viagem, controlo e seguran-ça, diversidade de serviços, qualidade das instalações e atendimento ao público aprimorado”.

    A decisão de transferir as operações de voos internacionais da TAAG para o Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto acontece no seguimento do Decreto Executivo n.º 06/2025, de 27 de Maio, e “reflecte a visão estratégica do Governo de Angola, de posicionar Luanda/Icolo e Bengo, como um “hub” e placa giratória de pessoas e bens, a nível do continente africano, ligações Norte-Sul e Este-Oeste, à escala mundial”.

    "Paralelamente, está em curso um plano de comunicação dirigido aos nossos clientes, passageiros, parceiros, autoridades competentes, corpo diplomático e demais stakeholders", conclui o documento.