• Terminal Oceânico da Barra do Dande vem duplicar reserva de combustíveis


    O Presidente da República, João Lourenço, inaugura, hoje, em Caxito, província do Bengo, o Terminal Oceânico da Barra do Dande (TOBD), com capacidade de armazenamento de 580 mil metros cúbicos de combustíveis (gasolina, gasóleo e gás), sendo o maior centro de reservas do país.
    O Chefe de Estado, que chegou ao local a bordo de um helicóptero acompanhado da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, recebeu cumprimentos de boas-vindas da governadora do Bengo, Maria Nelumba, e de outros membros do Executivo.
    Depois do corte de fita e descerramento da placa de inauguração da obra, o Chefe de Estado e a Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, plantaram uma árvore histórica no terminal oceânico.
    Logo a seguir, o Presidente da República assistiu a um vídeo que retrata todos os momentos de construção da obra e visita a área de armazenamento (combustíveis líquidos e gás butano), a doca de atracação de navios e a linha de enchimento de camiões, finalizando a actividade com uma conferência de imprensa.
    Com um orçamento de 642 milhões de dólares, o TOBD foi construído numa área de 390 hectares em duas fases, contemplando 19 tanques, cuja obra se iniciou em 2012, ficou suspensa por quatro anos e retomou em 2018.
    A empreitada contou com 96 porcento de mão-de-obra nacional, dos quais 11 porcento são mulheres, 135 soldadores certificados e 115 licenciados, sendo 63 porcento dos profissionais constituídos por engenheiros.
    O secretário do Presidente da República para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa, Luís Fernando, que anunciou a ida de João Lourenço ao Bengo, adiantou que o terminal oceânico vai permitir aumentar grandemente a capacidade de estocagem de combustível por parte da empresa nacional de combustíveis, a SONANGOL. Com a inauguração, acrescentou, o Presidente da República vai formalizar a entrada em funcionamento de uma infra-estrutura estratégica de grande dimensão, que sem dúvidas vai marcar o antes e o depois no processo de tornar a SONANGOL ...