O Presidente da República Centro-Africana, Faustin-Archange Touadéra, enalteceu a implementação do Acordo Político para a Paz e Reconciliação na RCA e o Roteiro Conjunto de Luanda para a Pacificação daquele país.
Touadéra louvou o papel desempenhado nesse processo pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enquanto Presidente da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL).
O Chefe de Estado da RCA fez estes pronunciamentos quando recebia os chefes das delegaçãoes dos Estados-membros do Conselho de Paz e Segurança da União Africana(CPS), ontem, em Bangui. O embaixador Miguel Bembe representou Angola no encontro.
O líder da RCA deu a conhecer que o seu país realizará, em 2025, as primeiras eleições municipais/locais e solicitou o apoio logístico e financeiro da União Africana.
A audiência marcou o encerramento da agenda da Missão de Campo do Conselho de Paz e Segurança da União Africana à RCA, iniciada na segunda-feira.
Um dos objectivos da missão foi manifestar o apreço pelos progressos significativos do Governo na promoção da paz e segurança e encorajar os civis a entregar voluntariamente as armas, sem medo de prisão ou processos judiciais.
Um comunicado refere que a missão está inserida na comemoração do Mês da Amnistia em África.
Saiba mais: https://www.jornaldeangola.ao/.../touadera-enaltece.../
-
Touadéra enaltece empenho do Presidente João Lourenço para a paz na RCA