O Presidente do MPLA, João Lourenço, garantiu, terça-feira, que durante a liderança rotativa da União Africana (UA) vai trabalhar e fazer tudo que estiver ao seu alcance para honrar o nome de Angola e dos Angolanos.
“Todos os angolanos devem estar muito orgulhosos pelo reconhecimento que o continente africano faz de Angola, e tudo farei para honrar o nome de Angola e dos angolanos, no exercício das minhas funções como Presidente da União Africana”, afirmou João Lourenço.
João Lourenço deu esta garantia durante o acto de homenagem feita pelo Secretariado do Bureau Político, pela sua eleição para a Presidência rotativa da União Africana para o período de 2025.
O Presidente do MPLA, que recebeu um buquê de flores durante a homenagem, realçou que o feito alcançado não pertence ao cidadão João Lourenço, mas sim a Angola e a todos os angolanos.
O acto, realizado no anfiteatro da Sede Nacional do MPLA, foi conduzido pela Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, que, em nome do Organismo Executivo, saudou e felicitou o Presidente João Lourenço por este marco histórico para Angola, neste ano em que o país comemora 50 anos de Independência Nacional.
“Sentimo-nos muito orgulhosos pela sua eleição, Camarada Presidente”, afirmou Mara Quiosa, reiterando que “o seu Partido, que é também a sua família, lhe dá um abraço caloroso por esta conquista e estará consigo para o ajudar ,para que, com resiliência e coragem, cumpra com êxito a nobre missão que lhe foi confiada”.
A cerimónia contou com a presença do Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, membros do Secretariado do Bureau Político e Directores dos Gabinetes e Departamentos do Comité Central do Partido.
UA reconhece visão estratégica
O dia 15 de Fevereiro de 2025 entrou para a história de Angola, pois foi a data em que, pela primeira vez, os líderes da maior organização política africana elegeram, por unanimidade, em Addis Abeba, Etiópia, o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, para o cargo de Presidente da União Africana (UA).
Naquela que foi a 38.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da UA, o Presidente da União Africana alertou que os imensos problemas ligados à paz e segurança em África constituem um factor de bloqueio ao desenvolvimento do continente africano.
Diante de um cenário de vários conflitos regionais, com o Sudão e a RDC entre as maiores preocupações, João Lourenço assegurou que trabalhará para encontrar soluções para a paz e segurança no continente, enquanto dirigir a mais representativa e prestigiada organização político-diplomática de África.
Encontro com nova direcção da JMPLA
O Secretariado do Bureau Político do MPLA apresentou, ainda ontem, ao Presidente João Lourenço os novos integrantes do órgão executivo da JMPLA, eleitos na primeira Reunião Ordinária do Comité Nacional da Organização, que decorreu aos 12 de Fevereiro, do presente ano.
O acto de apresentação dos novos integrantes, que compõem a direcção da JMPLA, ocorreu no anfiteatro da Sede Nacional do Partido, após a cerimónia de homenagem ao Presidente João Lourenço, pela sua eleição para a Presidência da UA.
No final do encontro, os membros do Secretariado da JMPLA conversaram informalmente e tiraram fotos com o Presidente João Lourenço, num momento de convívio que marcou a trajectória daqueles jovens políticos.
A JMPLA foi fundada em 23 de Novembro de 1962, em Leopoldville (actual Kinshasa), na República Democrática do Congo, no contexto da primeira guerra de libertação nacional.