• União Europeia reitera apoio total e firme ao Processo de Luanda


    A União Europeia (UE) A União Europeia reiterou, hoje, o apoio total e firme ao Processo de Luanda, liderado pelo Presidente da República, João Lourenço.
    A posição foi reiterada pela UE, após a escalada do conflito no Leste da República Democrática do Congo (RDC), agravada pela ofensiva renovada do M23 apoiada pelas Forças Armadas Rwandesas (RDF), uma vez que isso prejudica os esforços de João Lourenço e outros responsáveis africanos para alcançarem uma resolução pacífica para o conflito.
    Segundo uma nota, a União Europeia condena veementemente a captura da cidade de Minova, a 21 de Janeiro, seguida pela captura de Sake, em 23 de Janeiro pelo M23, bem como o avanço contínuo do M23 por ser “uma violação inaceitável” do cessar-fogo acordado e aprofundar ainda mais a desastrosa crise humanitária no Leste da RDC.
    Por fim, a UE apela a uma “rápida retomada das negociações dentro do Processo de Luanda” para encontrar “uma solução duradoura, pacífica e política” e “insta todas as partes a honrarem integralmente os seus compromissos dentro do Processo de Luanda, especificamente o cessar-fogo acordado a 30 de Julho de 2024, a neutralização das FDLR e à retirada das forças rwandesas”.