A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, reuniu-se terça-feira, em Luanda, com alguns líderes religiosos para auscultar a participação social das igrejas no seguimento da educação, saúde e combate à pobreza. Em audiência, a Vice-Presidente da República recebeu o Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA) e o Conselho de Igrejas de Reavivamento de Angola (CIRA).
Em declarações à imprensa, no fim da audiência, o secretário-geral do CICA, Vladimir Agostinho, disse que deu a conhecer à Vice-Presidente da República, sobre o trabalho que o Conselho tem realizado para a identificação dos maiores problemas enfrentados pelas populações.
O religioso adiantou que os relatórios apresentados pelo CICA, têm servido ao Governo para melhor tomada de decisões, e assim, melhorar a situação das populações.
"No encontro que tivemos com a Vice-Presidente da República, abordamos várias questões, uma delas tem a ver com a área Social, sobre a avaliação participativa da pobreza, um trabalho que o CICA tem realizado não só na província do Cuanza-Sul, do Zaire, e de Benguela”, disse, destacando o trabalho recente feito pelo CICA na província da Huíla, Lunda-Sul e da Lunda-Norte, onde foram avaliadas as maiores preocupações destas comunidades.
Entre as preocupações, constam, a falta de escolas em algumas localidades, de hospitais e o saneamento básico. "Estes têm sido os três maiores pilares que nós temos apresentado ao Governo”, apontou.
O reverendo Vladimir Agostinho, que se fez acompanhar pelo novo bispo dos Países da África Austral (SADC) da Igreja Metodista Episcopal Sião, Bernardo Ngunza, disse que o CICA, enquanto parceiro do Governo, vai continuar a trabalhar com as comunidades do país e ajudar a governação na identificação dos problemas para possíveis resoluções.
Uma outra situação discutida no encontro e que preocupa as igrejas, é a gritante desvalorização, ou degradação moral da sociedade angolana, particularmente a que tem a ver com vandalização dos bens públicos, o desrespeito de homens e mulheres para com os progenitores, o desrespeito pelas lideranças, visto nas redes sociais e em outros lugares.
-
Vice-Presidente da República ausculta líderes religiosos