• WestAves quer aumentar a produção de aves no país


    O processo nacional de produção de frango em volume específico, no país, conta neste momento, com aumento de dez mil pintos permitindo o aumento da capacidade do banco genético para 200 mil matrizes por semana, a partir de 2025, anunciado, quarta-feira, em Luanda, o presidente do Conselho Executivo (CEO) da WestAves Angola, Valdir Júnior.
    O projeto, considerado histórico para o país, é desenvolvido pela WestAves Angola, que tem como parceiros a Westave Brasil e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) que no mesmo quadro pretendem aumentar mais 20 mil matrizes, sendo que dez mil chegam em Dezembro e a outra parte em Janeiro.
    O CEO da companhia informou que os actuais dez mil pintos já chegaram em Angola, fazem parte do processo iniciado em Janeiro do presente ano com um total de quatro mil aves.
    O plano desenvolvido está alinhado com o programa do Governo Angolano destinado a garantir a auto-suficiência e a segurança alimentar ao nível nacional. Esta estratégia visa, essencialmente, tornar a produção deste bem forte e o preço mais acessível.
    Neste momento, o frango importado ainda está entre as proteínas animais mais acessíveis e amplamente consumidas em Angola, por isso, a estratégia passa pelo aumento da produção máxima deste produto por meio do banco genético que já existe no país desde o princípio do ano.